PROJECTO

É bom ter amigos

O emergir do Projeto

Todas as aprendizagens que as crianças realizam nos primeiros anos de vida serão a base para o seu comportamento como homens do amanhã.
É frequente ouvir, entre os pais, familiares, em artigos escritos e reportagens de comunicação social, a dificuldade que os pais, professores, educadores e famílias têm muitas vezes em aceitar e perceber determinados comportamentos de crianças, desde a mais tenra idade até a jovens adolescentes.
Parece-nos portanto um assunto pertinente, ao qual deveremos dedicar nos próximos anos, o nosso projeto educativo, cujo tema é É bom ter amigos, torna-se importante nos dias de hoje, desenvolver um conjunto de valores, junto das crianças mais novas – idade creche e jardim de infância - de forma a que comecem a interiorizar algumas competências que os tornem jovens e adultos, com comportamentos mais solidários e bem integrados na nossa sociedade.

Enquadramento teórico

Todas as aprendizagens realizadas nos primeiros anos de vida da criança serão a base para o seu comportamento futuro, daí a importância de começar desde cedo a trabalhar assuntos relacionados com o tema escolhido para o projecto educativo.
No dia a dia da vida de cada criança são estabelecidas relações tanto com o mundo como com os seus pares, onde transbordam emoções que a criança vai aprendendo a equilibrar, criando um solo fértil para a construção da sua personalidade, e do seu/nosso sistema emocional.
É nosso dever como profissionais de educação, ajudar e proporcionar os meios à criança, para que esse confronto seja feito e assimilado na criação de uma personalidade solidária e amiga. Cada lágrima, cada vitória, cada alegria, cada angústia, é um meio para construir um sistema emocional adequado à vida de cada ser.
Sendo este um tema bastante abrangente, pertinente trabalhar/desenvolver diferentes contextos da vida da criança. Cabe assim à instituição, criar um ambiente enriquecedor com experiências estimulantes que a ajudem a crescer, e em simultâneo lhe transmitam saberes de forma a formar-se um adulto responsável e empático, para consigo próprio e para com a sociedade em geral.

Objetivos

- Identificar os próprios sentimentos, emoções e necessidades, bem como o dos outros e respeitando-os;
- Adquirir segurança afetiva e emocional;
- Desenvolver sentimentos de solidariedade.