HISTÓRIA



Em Setembro de 2004 a Associação Cegonha Branca assumiu a gestão do Centro Infantil de Altura dando resposta social a cerca de 130 crianças com idades a partir dos 3 meses até aos 5 anos. Esta valência assegura 25 postos de trabalho.

Em Janeiro de 2003 iniciaram-se os trabalhos de elaboração de projetos para a construção do Lar e Centro de Dia de Altura que culminam com a emissão do Alvará de Licença de construção em Março de 2007.

Em Outubro de 2007 foi adjudicada a 1ª fase da construção (estrutura e betão armado) que se conclui em Maio de 2008.

Dado a não aprovação sucessiva das candidaturas a financiamento apresentadas junto da Segurança Social (PIDAC, PARES, POPH) o processo estagnou.

Retomado o processo para a reactivação do projecto de construção do Lar e Centro de Dia, este está finalizado e aguardamos pelo respectivo licenciamento.

A Associação Cegonha Branca, constituída por escritura pública em 17 de Novembro de 2000, tem por objetivos o apoio a crianças e jovens, à família e à integração social e comunitária, proteção dos cidadãos na velhice, invalidez e em situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho, a promoção e proteção da saúde, a educação, e formação profissional dos cidadãos e a resolução dos problemas habitacionais da população.

Em Fevereiro de 2001 foi registada como Instituição Particular de Solidariedade Social de utilidade pública com o nº 64/01 publicado em Diário da República de 25 de Junho de 2001.

Em escritura pública de 14 de Dezembro de 2001, doou a Câmara Municipal de Castro Marim à Associação Cegonha Branca, um terreno para a construção de um Lar e Centro de Dia na Freguesia de Altura e onde já existia o Centro Infantil de Altura.